Alunos do 8º E de Moreira vencem concurso de ideias com projeto de ciclovia 

Foto Angélica Santos

A turma 8.º E do Agrupamento de Escolas Professor Vieira de Carvalho, na freguesia de Moreira, recebeu, na quarta-feira, na Câmara Municipal da Maia, o prémio do concurso Maia.eMotion, levado a cabo pela EMEM, E.M., empresa municipal de estacionamento.

Os vencedores, professores e encarregados de educação foram recebidos pela vice-presidente da Câmara Municipal da Maia com o pelouro da Educação, Emília Santos, e pelo administrador executivo da EMEM, Ângelo Oliveira.

A turma, sob a orientação da professora Cristina Pereira, apresentou o projeto “Like Bike”. A grande parte dos alunos desta turma sente vontade de se deslocar para a escola de bicicleta, recorrendo a uma ciclovia, por escolherem um meio de transporte ecológico e, assim, contribuírem para proteger o ambiente.

Com 13 e 14 anos, estes alunos sentem-se orgulhosos deste seu trabalho e foi com euforia, mas também surpresa, que receberam a notícia de que tinham sido premiados no concurso Maia.eMotion.

Jorge Silva, um dos elementos da turma, referiu que por ser a primeira vez que concorriam com um projeto deste género, pensaram que ficariam bem classificados embora não considerassem um 1º lugar.

Quando receberam a notícia, os alunos ficaram eufóricos, contaram à reportagem do Notícias Primeira Mão.

Os jovens trabalharam em grupos em várias aulas de diferentes disciplinas, sendo nas aulas de Inglês e incentivados pela professora Cristina Pereira, que trabalharam a maior parte deste projeto. Organizados em diferentes grupos – logotipo, protótipo de bicicleta, estudo de troço, cartaz, orçamento – aprenderam ainda valores como trabalho em equipa, entreajuda e partilha de conhecimento, bem como colaboração entre pares e equipas.

O resultado foi considerado pelo administrador executivo da EMEM, Ângelo Oliveira, “uma proposta muito cuidada e bem pensada”.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, não conseguiu estar presente na entrega dos prémios, contudo, endereçou votos de parabéns aos jovens pela coragem que tiveram em participar de forma ativa.

Cristina Pereira, a professora que monitorizou o trabalho dos alunos nas aulas de inglês, mostrou-se muito agradada com a iniciativa demonstrada por estes jovens do 8º E, que fez com que saíssem da sua zona de conforto no âmbito do relacionamento interpessoal, tornando-os mais autónomos na pesquisa de conhecimentos, mas, acima de tudo, dando-lhes “mais capacidade de se relacionarem em equipa e aprenderem a trabalhar e cooperar com elementos que não são da sua área de amizade mais próxima”.

O Maia.eMotion é um concurso de ideias lançado pela Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, que assenta num concurso juvenil de ideias para identificar desafios, propostas, projetos e conceitos que contribuam para uma mobilidade mais sustentável e eficiente.

O intuito foi promover a consciencialização juvenil e familiar, quanto à importância de adquirir novos padrões de mobilidade descarbonizada, sustentável e eficiente e reforçar a participação cívica e o exercício da cidadania dos jovens, envolvendo as famílias e as instituições da Maia.

O concurso, orientado para a comunidade juvenil da Maia, recebeu propostas até março, que foram analisadas por um júri composto por especialistas, à luz de cinco critérios – mobilidade; sustentabilidade, impacto social, inovação e economia e pedagogia, planeamento e qualidade da proposta.

 

Foto Mário Santos CM Maia
Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter