Alunos adultos do Castelo da Maia dinamizam projeto de Erasmus+ “Think Smart Think Green”

Alunos do Castelo da Maia e de Valência no Erasmus+ Adultos_foto cedida por Rosa Fernandes

O projeto “Think Smart Think Green” (ou em português “Pensar inteligente, pensar verde”) foi desenvolvido na Escola Secundária do Castelo da Maia, no âmbito do ensino e formação de adultos e do Erasmus+ Adultos.

O projeto apresenta o foco das aprendizagens na sustentabilidade ambiental.

Refira-se que a Secundária do Castelo da Maia é a única do concelho que contempla o ensino noturno de adultos e, por inerência o Erasmus+ Adultos.

O projeto, que é coordenado pela professora Rosa Fernandes, incluiu a visita de estudo a uma escola congénere em Valência, Espanha, e o reverso – a receção dos alunos desta escola no Castelo da Maia.

António Oliveira, de 57 anos e consultor imobiliário, contou-nos que voltou à escola para “alargar os conhecimentos” e ganhar níveis de escolaridade, já que tinha estudado até ao 7º ano, podendo desta forma completar o 12º ano de escolaridade.

Para este aluno, o projeto que sensibiliza para a alteração de comportamentos para o objetivo da sustentabilidade, resultou numa experiência muito positiva e enriquecedora, tendo em grande parte consolidado conhecimentos e também alargado os seus horizontes, em contacto com outras realidades em Valência.

Maria Silva é outra aluna participante do projeto “Think Smart Think Green”. Aos 61 anos e a trabalhar numa empresa familiar, a aluna quis voltar a estudar por uma questão de valorização pessoal enquanto aproveita para completar o 12º ano que tinha inacabado.

Voltar à escola foi “o melhor que podia ter feito” e entrar neste projeto sobre a sustentabilidade ambiental “foi muito importante, porque é um tema que me preocupa muito. Foi interessante verificar que, no país vizinho, também havia muitas pessoas preocupadas com a forma como o planeta está a ser gerido e a cuidarem de promover boas práticas ambientais”.

Maria Silva cita como exemplo que a marcou, o de um professor que tinha o hábito de se fazer transportar diariamente de bicicleta. Assim, considerou gratificante a sua participação no projeto do Erasmus + Adultos e perceber que as suas preocupações não são isoladas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter