A Câmara Municipal de Vila do Conde vai iniciar, já no início de outubro, uma intervenção na Avenida Júlio Graça, com o objetivo de melhorar a organização da circulação e do estacionamento, reforçar a segurança e criar melhores condições de utilização do espaço público.
A intervenção assenta numa abordagem de Urbanismo Tático, através da implementação de novas soluções para a organização do espaço público, permitindo acompanhar o seu funcionamento, avaliar os resultados e introduzir, ao longo do processo, os ajustamentos que se revelem necessários.
De acordo com a Câmara Municipal, entre as principais alterações previstas estão: Melhorar a fluidez e a organização da circulação, com a circulação automóvel a passar a fazer-se apenas num sentido;
Criar mais espaço para os peões e novas possibilidades de utilização e dinamização da Avenida, através da interrupção da circulação automóvel no eixo central;
Criar mais espaço de lazer e melhores condições para usufruir da Avenida, através da valorização dos jardins;
Organizar melhor o estacionamento, com lugares devidamente definidos e dispostos de forma oblíqua;
Reforçar a segurança de quem circula a pé, através da criação de uma Zona 30 e da redução da velocidade dos veículos;
Promover um maior equilíbrio entre a circulação automóvel, pedonal e outras formas de mobilidade, através da reorganização do espaço.

A intervenção será realizada por fases, de forma a reduzir, tanto quanto possível, os condicionamentos à circulação e o impacto na utilização da Avenida.
“A intervenção insere-se numa estratégia de qualificação e valorização do espaço público, procurando tornar a Avenida Júlio Graça mais segura, organizada, acessível e funcional, com melhores condições para a circulação, permanência e utilização por diferentes modos de mobilidade”, afirma Vítor Costa, presidente da Câmara de Vila do Conde.
