No próximo dia 18 de maio, sábado, realiza-se no auditório da Fundação Gramaxo o lançamento do álbum Gramaxo Generositas, num Concerto onde serão apresentados os temas musicais ao vivo.
As obras de música de câmara de Victor Sampaio Dias constantes do CD serão apresentadas pelo Quarteto de cordas Lusitana Ensemble, sob direção artística de Eliseu Silva.
Em Gramaxo Generositas, obra para quarteto de cordas, o compositor Victor Sampaio Dias pretende homenagear a generosidade de Maria de Fátima Gramaxo, pela instituição da Fundação Gramaxo, na Cidade da Maia.
Num primeiro momento, a obra evoca a família e a sua história, refletindo esse propósito com apontamentos que remetem para a origem da sua presença na Maia, desde o Barroco e progredindo com outros apontamentos que sugerem a passagem por outros tempos históricos e movimentos culturais, nomeadamente o Romantismo.
Num segundo momento, pretende evocar a Fundação Gramaxo. «Não sendo um hino, porque não foi composta com a finalidade de cumprir tal função, a obra, ao ser interpretada e escutada em circunstâncias dotadas de significado simbólico, possui características conceptuais que permitem convocar e promover no espírito dos ouvintes convicções, perceções e sentimentos que darão sentido à sua relação com este lugar. E para além da subjetividade de todas as possibilidades de interpretação e de sentido que a obra oferece, persiste o seu nome – Gramaxo Generositas – enquanto elemento clarificador do propósito criativo original», conforme se pode ler na apresentação do álbum e do concerto de 18 de maio.