Agência do Ambiente desaconselha seis praias da Póvoa

Agência do Ambiente desaconselha seis praias da Póvoa
Foto A Santos

 

Seis praias da zona urbana norte da Póvoa de Varzim foram esta quinta-feira desaconselhadas a banhos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), devido a contaminação microbiológica.

No portal ‘Info Água’, da APA, o aviso incide sobre as praias de Verde, Beijinhos, Lada I e II, Hotel, e Lagoa I e II, com o conselho de “não tomar banho”, justificado por “valores elevados de enterococos intestinais e/ou E. coli”.

Segundo a comandante da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Mónica Martins, a decisão tomada pela APA surgiu na sequência das análises regulares que o organismo faz à qualidade da água do mar.

A área desaconselhada a banhos abrange os areais desde a zona das piscinas da Varzim Lazer (a sul) até pouco depois do bar de praia junto ao Hotel Vermar (a norte).

O Bloco de Esquerda manifestou já a sua profunda preocupação com o estado da qualidade da água balnear

Diz que a situação não é nova — no ano passado, a praia da Lagoa também esteve interdita a banhos pelas mesmas razões. “A qualidade da água do mar na Póvoa de Varzim assume uma importância fundamental durante a época balnear, não só pela segurança e saúde dos milhares de banhistas que frequentam as suas praias, mas também pelo impacto direto no turismo, na economia local e na imagem ambiental do concelho”, lembram os bloquistas.

 

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter