O ‘Dia mais Curto’ está de volta, como acontece sempre a 21 de dezembro,
o hemisfério norte assiste ao solstício de inverno — o dia mais curto do ano. Inspirada por este fenómeno astronómico, nasceu uma iniciativa que, hoje, se celebra por todo o mundo: uma festa global dedicada ao cinema em formato curto.
Em Portugal, a celebração estende-se ao longo de todo o mês de dezembro, com sessões espalhadas de norte a sul e pelas ilhas e com especial destaque para o dia 21, data em que o cinema ilumina o início do inverno.
Nesta edição, a Curtas Metragens CRL, agência sediada em Vila do Conde, apresenta quatro programas distintos, cuidadosamente concebidos para envolver públicos de todas as idades e origens:
Curtas do Mundo – quatro obras internacionalmente premiadas, assinadas por realizadores emergentes e consagrados;
Novas Curtas Portuguesas – um retrato vibrante da criatividade nacional, revelando novas vozes e olhares do cinema português;
Curtinhas para Todos (a partir dos seis anos) – uma viagem divertida e imaginativa pelas emoções e descobertas da infância;
Amiguinhos (a partir dos três anos) – animações que despertam o gosto pelo cinema desde cedo.
A estas sessões juntam-se programações paralelas dinamizadas por cineclubes, associações culturais e escolas, além de sessões solidárias e exibições televisivas, que levam o espírito do ‘Dia Mais Curto’ a diferentes públicos e plataformas.
