A montra-mostra de arte contemporânea, promovida pela Noites Claras Associação Cultural, está de volta a Vila do Conde, de 18 de outubro a 03 de novembro, em três fins de semana repletos de iniciativas artísticas. Nesta 5ª edição, o evento conta com performances, exposições, artes visuais, uma visita guiada e uma oficina de cerâmica. Todas estas atividades são de acesso livre e gratuito, convidando a comunidade a participar ativamente.
Este ano, o objetivo maior passa por abordar diferentes possibilidades de ocupação de espaços não convencionais, propondo a continuidade de um conjunto de intervenções, explorando o envolvimento e interação de diferentes públicos.
O programa abre com poesia e música num concerto da dupla Ana Deus e Marta Abreu, no “O Pátio Café”.
Sábado, há uma oficina de cerâmica com Joana Nogueira, das 10h30 às 13h00, no Mercado Municipal de Vila do Conde, na banca da Peixaria.
É uma atividade gratuita e aberta a todas as idades.
Mais tarde, às 17h é inauguração a exposição multidisciplinar “SEMPRE histórias de liberdade” na Casa Antero de Quental.
No fim de semana seguinte, a 26 de outubro, o “Percurso Montra”, uma visita guiada que terá início às 17h00, com ponto de encontro na loja 17 do Mercado Municipal de Vila do Conde.
Às 19h00, o artista Uatumã Fattori apresenta a performance “Malabarismo in vitro” no Mercado Municipal, na Peixaria, em parceria com o FIS Festival de Artes Performativas a Solo da Póvoa de Varzim.
A 02 de novembro, “Projeto Moira” com Margarida Cabral e Francisco Correia, às 17h00, no Mercado Municipal.
A festa de encerramento acontece com as atuações de U2099 e Posto de Escuta, a partir das 22h30, na loja 33 do mercado.