Um total de 9.323.688 cidadãos está inscrito nos cadernos eleitorais para as eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro, indicou esta terça-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).
Em comunicado, o Ministério tutelado por Eduardo Cabrita precisa que esta informação consta dos dados do recenseamento disponibilizados pela Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Dos 9.323.688 inscritos para as autárquicas, 29.814 são cidadãos estrangeiros, 13.924 dos quais naturais de Estados-membros da União Europeia e 15.890 de países terceiros, nomeadamente Cabo Verde, Brasil, Reino Unido e Venezuela, segundo o MAI.
O Ministério refere ainda que, “com a inalterabilidade dos cadernos eleitorais, ocorrida a 11 de setembro, ficaram também definidos os locais de voto indicados pelas câmaras municipais e juntas de freguesia para instalar um total de 13.821 secções de voto, o que corresponde a uma média de 675 eleitores por mesa”.
As informações sobre os cadernos eleitorais estão disponíveis no site do MAI.
A campanha oficial para as eleições autárquicas começou hoje para mais de duas dezenas de partidos e mais de 60 grupos de cidadãos que concorrem às autarquias do país.
Segundo o calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a campanha começou ontem e decorre até 24 de setembro, antevéspera do dia eleitoral.
Os eleitores podem votar nestas eleições do poder local, recebendo cada um três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das 308 câmaras municipais, outro para cada assembleia municipal e um terceiro para a eleição das assembleias de freguesia.
A CNE estima que tenham sido apresentadas, na totalidade, cerca de 12.370 listas, das quais cerca de 1.035 por grupos de cidadãos eleitores (GCE).