Maia sensibiliza durante uma semana para a cidade sem carro

Foto A. Santos

 

A Maia assinala, entre 16 e 22 de setembro, a Semana Europeia da Mobilidade 2026, com uma programação de sete dias dedicada à mobilidade sustentável, aos transportes públicos, à segurança rodoviária, ao espaço público e às novas formas de viver e circular na cidade.

Sob a mensagem “Na Maia, o dia sem carro dura uma semana”, a iniciativa promovida pelo Município da Maia pretende alargar a reflexão para além do Dia Europeu Sem Carro, que se assinala a 22 de setembro, altura em que a Rua Engº Duarte Pacheco, ao lado do edifício dos Paços do Concelho, estará encerrada ao trâfego automóvel para receber diversas ações pedagógicas e lúdicas sobre a mobilidade sustentável.

A Praça do Doutor José Vieira de Carvalho vai ser, durante estes sete dias, a Praça da Mobilidade, concentrando um conjunto de espaços, instalações, experiências e atividades dirigidas à participação e sensibilização da comunidade.

Entre as iniciativas previstas encontram-se o espaço dedicado ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Maia, a Academia da Mobilidade, a Praça da Mobilidade, a Passadeira do Futuro, o espaço Aqui Brinca-se, a Roda da Mobilidade e a instalação participativa O Caminho Que Nunca Esqueci.

Destacam-se ainda, diariamente, pelas 10h30, as Conversas em Movimento, que reúnem especialistas e representantes institucionais para refletir sobre diferentes dimensões da mobilidade e do território.

Entre os temas em debate vão estar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Maia; as relações entre crianças, escola, espaço público e Direito à Cidade; o presente e futuro dos transportes públicos; a transformação do território, mobilidade e conectividade; e o projeto JUST STREETS – Operação Esplanada da Água, sujeito a inscrição antecipada no portal da Câmara.

A programação inclui ainda atividades destinadas a crianças e escolas, ações de segurança rodoviária, iniciativas dirigidas à população sénior, oficinas, demonstrações e experiências de mobilidade, bem como a participação de parceiros e operadores ligados ao setor.

A Semana Europeia da Mobilidade não vai ficar concentrada na Praça da Mobilidade. Entre 17 e 21 de setembro, a iniciativa “A Cidade Anda” percorre as freguesias do concelho da Maia, levando intervenções artísticas a ruas, praças, largos, estações de Metro e outros espaços do quotidiano da população.

Através desta iniciativa, a Semana Europeia da Mobilidade sai do centro da cidade e vai ao encontro das pessoas, levando a reflexão sobre a mobilidade e a utilização do espaço público a diferentes pontos do território.

A programação culmina a 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carro, com um conjunto de iniciativas dedicadas à vivência e utilização do espaço público, com particular incidência na Rua Engº Duarte Pacheco, onde nesse dia, carro não entra.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter