A Iniciativa Liberal reuniu com o presidente da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura para falar sobre a freguesia, tendo estado em cima da mesa “temas como a habitação (o programa 1.º Direito na Pena e a vontade de o estender a Silva Escura), a mobilidade (o impacto do futuro centro logístico da Rangel e a proposta de um novo nó de ligação à A41) e a valorização de equipamentos como o Monte de Santo António e o Monte do Calvário”.
Esta reunião integra o conjunto de encontros institucionais que a Iniciativa Liberal Maia está a promover com os executivos das Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de conhecer melhor cada realidade, ouvir os seus responsáveis e recolher contributos para “uma visão séria e integrada do desenvolvimento da Maia”.
Durante o encontro foram abordados diversos temas fulcrais para a freguesia, com especial destaque para o ordenamento do território, a habitação, a mobilidade, o associativismo e a valorização dos equipamentos públicos.
Foi partilhada a realidade distinta das duas localidades que compõem a União de Freguesias. Enquanto Nogueira conheceu um crescimento urbano e industrial significativo ao longo das últimas décadas, Silva Escura mantém uma forte identidade rural, enfrentando desafios próprios ao nível do desenvolvimento territorial e da ocupação do solo.
No domínio da habitação, foi abordada a implementação do programa 1.º Direito, atualmente previsto para a zona da Pena, em Nogueira, bem como a intenção da Junta de Freguesia de ver este programa estendido a Silva Escura, contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado de todo o território.
Ao nível da mobilidade, a comitiva da IL e o líder do executivo analisaram o impacto que a futura instalação do centro logístico da Rangel poderá ter no aumento do tráfego rodoviário. Nesse âmbito, o presidente da Junta “deu a conhecer a intenção de promover a criação de um novo nó de ligação à A41, permitindo melhorar a fluidez do trânsito e responder às novas necessidades de mobilidade associadas a este investimento”, refere a IL em comunicado.
A reunião permitiu ainda conhecer projetos de valorização de equipamentos públicos e desportivos, nomeadamente o aproveitamento do Monte de Santo António e a recuperação e manutenção do espaço do Monte do Calvário, bem como a estratégia da Junta para continuar a investir na melhoria das condições oferecidas à população.
Foi ainda abordada a relação institucional com a Câmara Municipal da Maia, tendo sido transmitida uma “avaliação muito positiva”, embora sendo registadas “dificuldades identificadas ao nível do funcionamento dos serviços técnicos municipais”.
