Vila do Conde integra estratégia intermunicipal regional para reabilitação do rio Ave

Foto reprodução Facebook de CMVC

Municípios reúnem-se e acordam estratégia conjunta de irradicação de jacintos de água no rio Ave.

Quatro municípios por onde passa o rio Ave – Trofa, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Vila do Conde – estiveram reunidos com a APA, Agência Portuguesa do Ambiente, com o objetivo de definir uma estratégia intermunicipal para a reabilitação e valorização ambiental do rio Ave.

Com o foco principal na erradicação da proliferação do jacinto-de-água (Eichhornia crassipes), espécie invasora que tem vindo a afetar significativamente o ecossistema fluvial, comprometendo a qualidade da água, a biodiversidade, o equilíbrio ecológico e a utilização sustentável do rio, as autarquias e a APA apresentaram os trabalhos já desenvolvidos nos respetivos territórios e debateram soluções conjuntas para a definição de uma estratégia integrada de intervenção e erradicação da espécie no rio Ave.

Ao nível das medidas de curto prazo, ficou definida a realização do mapeamento dos principais focos de invasão ao longo do rio, a criação de um grupo de trabalho técnico intermunicipal para elaboração da estratégia conjunta de intervenção e a realização de visitas técnicas a territórios como Barcelos e Esposende, onde têm vindo a ser implementadas ações de combate e erradicação da espécie invasora com resultados positivos.

Foi ainda assumida a intenção de procurar, junto do Ministério do Ambiente, linhas de financiamento específicas para apoiar as futuras intervenções.
Numa perspetiva de médio prazo, os municípios e a APA pretendem consolidar uma estratégia concertada de intervenção e reabilitação ambiental do rio Ave, que será posteriormente apresentada à Ministra do Ambiente, numa lógica de cooperação institucional e de reforço das respostas ambientais ao nível regional.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter