José Manuel Ribeiro, vereador eleito pelo PS na Câmara da Maia e ex-presidente da Câmara de Valongo, passou a integrar a nova administração da STCP – Serviço de Transportes Coletivos do Porto, liderada por Luís Osório.
A STCP tem novos corpos sociais desde o dia 2. Luís Osório foi eleito Presidente do Conselho de Administração, tendo comol vogais executivos Ana Isabel Mena e José Manuel Ribeiro.
Recorde-se que no anterior mandato, Ribeiro foi acionista da STCP enquanto presidente de Câmara de Valongo, passando agora para gestor direto da maior operadora de transportes da Área Metropolitana do Porto.
Desde 2021 que a STCP deixou de ser gerida pelo governo, passando a ser propriedade de seis municípios. Esta nova administração representa os interesses das autarquias acionistas: Porto: 53,69%, Vila Nova de Gaia: 12,04%, Matosinhos: 11,98%, Maia: 9,61%, Gondomar: 7,28% e Valongo: 5,4%.
Na última sexta-feira, o vereador eleito pelo CHEGA, André Almeida, veio a público na sua rede social denunciar que se torna incompatível o exercício do cargo de vereador na Câmara da Maia por José Manuel Ribeiro com o cargo executivo numa empresa local, que é sujeito a remuneração.
Se não renunciar ao cargo de vereador, Ribeiro pode perder o mandato pela lei de incompatibilidades (nº 50/2012 do Regime Jurídico das Empresas Locais), denuncia André Almeida.
Na sequência desta exposição, André Almeida deixa a ameaça no Facebook: “É caso para perguntar… Vai sozinho ou quer um “empurrãozinho” do MP? Hoje é o 4º dia em que se encontra em situação de incompatibilidade. É caso para dizer que tinha 3 prioridades.. mas nenhuma delas eram a Maia ou os Maiatos!”
Resta aguardar pela posição de José Manuel Ribeiro nas próximas reuniões do executivo da Maia.
