Município de Vila do Conde apoia Bombeiros a reforçar capacidade de prevenção e combate a incêndios

Município de Vila do Conde apoia Bombeiros a reforçar capacidade de prevenção e combate a incêndios
veículos bom (Foto CMVC)

O Município de Vila do Conde reforçou a sua capacidade de resposta em proteção civil ao ceder à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde (AHBVVC) a sua posição no Quadro de Investimento Prioritário da Área Metropolitana do Porto (AMP), no valor de cerca de 400 mil euros.

Esta cedência permitiu aos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde apresentarem candidatura no âmbito do Programa Norte2030 / PT2030 para a aquisição de duas viaturas.

O objetivo foi reforçar a capacidade de prevenção e combate a incêndios e a assistência a emergências, contando com um investimento total de 587 mil euros, dos quais 57,99% (aproximadamente 340 mil euros) são financiados pela União Europeia, através do FEDER.

A operação prevê a aquisição faseada de duas viaturas operacionais, tendo sido já concretizada, numa primeira fase, a aquisição de um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), destinado à intervenção em incêndios florestais e rurais, equipado com tecnologia de ponta, permitindo uma atuação eficaz em zonas de difícil acesso e garantindo elevada autonomia operacional. Numa segunda fase, está prevista a aquisição de um Veículo de Socorro e Assistência Tático (VSAT), vocacionado para suporte técnico, desencarceramento e apoio logístico em operações de emergência, constituindo um recurso essencial em intervenções complexas.

O projeto da AHBVVC – “Vila do Conde + Segura” nº NORTE2030-FEDER-02556000, constitui um investimento estratégico na proteção civil do concelho, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz a incêndios e outras emergências, reforçando a segurança das populações, a proteção do território e a resiliência ambiental. A aquisição destas viaturas contribui ainda para o fortalecimento da capacidade de resposta intermunicipal e regional.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter