O número de alunos no Ensino Superior cresce a um ritmo mais acelerado no setor privado do que no público. A conclusão é do Observatório do Ensino Superior Privado, que é lançado esta terça-feira.
A presidente deste observatório, Cristina Ventura, afirmou em entrevista à Renascença que a iniciativa surge porque consideram que o setor “não é suficientemente reconhecido”, isto apesar do ensino superior privado ser responsável por milhares de diplomados em Portugal.
Já são 61 instituições de ensino superior, com mais de 92 mil estudantes, 20 mil diplomados que são colocados no mercado por ano, um setor que movimenta mais de 400 milhões de euros por ano.
Para dar destaque ao ensino superior privado, o observatório vai, por um lado, utilizar estatísticas já existentes, e, por outro, produzir informação própria. Foi assim que se cluiu que, dentro do número crescente de alunos no Ensino Superior, o privado cresce mais do que o público.
“O nosso tratamento permitiu percebermos que o setor privado na última década cresce 61%, enquanto o setor público cresce 24%” referiu a académica.
