A vilacondense Luísa Ferreira, de 15 anos, conquistou o 1.º lugar no Concurso Juvenil de Imagem de Natureza, integrado no FIIN – Festival Internacional de Imagem de Natureza de Vila Real 2025, e foi também distinguida com o Grande Prémio Diogo Cão, atribuído pela votação do público.

Este ano, o Concurso Juvenil de Imagem de Natureza assumiu, pela primeira vez, uma dimensão nacional, dirigindo-se a jovens entre os oito e os 18 anos, residentes em Portugal. O concurso teve como objetivo sensibilizar os mais novos para a proteção e conservação da Natureza, promovendo a valorização do património natural, nomeadamente regiões naturais, ecossistemas, habitats e espécies da fauna e flora selvagens.
A fotografia da Luísa Ferreira destacou-se entre centenas de trabalhos submetidos a nível nacional, tendo conquistado o primeiro lugar pela sua qualidade artística, sensibilidade ambiental e capacidade de transmitir a beleza da natureza e da biodiversidade.

Para além do reconhecimento atribuído pelo júri do festival, outra foto da Luísa foi ainda distinguida com o Grande Prémio Diogo Cão, uma iniciativa estreada nesta edição do FIIN, resultante da votação pública realizada nas redes sociais do festival, entre os dias 17 e 20 de novembro.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 21 de novembro, na Câmara Municipal de Vila Real, durante a Gala do FIIN, reunindo participantes, jurados, entidades oficiais e público em geral.
Este duplo reconhecimento representou, não só uma enorme conquista pessoal para a Luísa Ferreira, como também um exemplo do papel fundamental que os jovens desempenham na sensibilização para a proteção do meio ambiente e na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
