O Comando Territorial do Porto, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, deteve, no fim de semana, um homem de 49 anos, pelo crime de dano contra a natureza.
No âmbito de uma ação de patrulhamento ambiental, os elementos do SEPNA detetaram a presença de engenhos de captura ilegal de aves autóctones numa zona residencial. Na sequência da ação, foram realizadas diligências policiais que culminaram na identificação e detenção do suspeito, bem como na apreensão de três gaiolas e um dispositivo sonoro de chamariz.
No decorrer da ação, foi ainda possível resgatar as seguintes aves: quatro pintassilgos (Carduelis carduelis); dois travessos de pintassilgo (Carduelis carduelis x serinus canaria); um tentilhão (Fringilla Coelebs) e um lugre (Spinus spinus).
Os exemplares e as gaiolas foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
