Uma mostra inédita que reúne cerca de 150 obras dos principais artistas modernistas portugueses, provenientes de mais de dez instituições nacionais de referência e de coleções privadas, é inaugurada no próximo sábado, na Galeria Julio, em Vila do Conde.
A inauguração, marcada para as 17h00, é assinalada por um concerto de Mário Laginha, no âmbito das comemorações dos 10 anos da Galeria Julio e do Centro de Estudos Julio / Saúl Dias, espaço que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) desde a sua fundação.
Com curadoria de Bernardo Pinto de Almeida, a exposição apresenta exclusivamente obras de artistas portugueses ligados ao movimento modernista e reúne, pela primeira vez em torno de Julio, duas dezenas de autores representativos dessa geração. A iniciativa propõe uma revisão crítica da história do modernismo português, movimento artístico e literário que começou em 1915, descentralizando-o de Lisboa e revelando a modernidade que se afirmou a norte, em torno de artistas como Julio, Mário Eloy ou Dominguez Alvarez.
A exposição inclui ainda peças inéditas como o óleo datado de 1918, de Julio, e correspondência trocada entre o artista e seu irmão José Régio. Destaque também para a pintura “O Fumador”, que pertenceu a Manoel de Oliveira, autor da curta-metragem “As Pinturas do Meu Irmão Julio”.
O programa prolonga-se até 25 de janeiro.
