A segunda tentativa de instalar a Junta de Freguesia de Águas Santas não deu resultado. Reunida a Assembleia de Freguesia na última sexta-feira, dia 7, Miguel dos Santos, presidente da Junta de Freguesia, deu conta que havia feito uma nova proposta ao eleito e cabeça de lista de Maia em Primeiro (PSD/CDS), Ivo Ribeiro, para este apontar dois elementos a integrar o executivo da Junta de Freguesia, mas a ideia não foi aceite.
Tendo na primeira reunião sido rejeitada a proposta de formação do executivo apenas com elementos do PS, partido mais votado nas últimas eleições, embora em minoria perante as duas outras forças políticas – PSD/CDS e Chega -, o presidente da Junta marcou uma segunda reunião no dia 7.
Mas, durante a semana, Miguel dos Santos fez contactos com os outros partidos e apresentou previamente a proposta a Maia em Primeiro para que na reunião da passada sexta-feira apontasse dois elementos para integrar o seu executivo, que ficaria com maioria do PS. Ivo Ribeiro não terá respondido, pelo que na própria reunião com a Assembleia de Freguesia, Miguel dos Santos apresentou a ideia e perguntou à bancada PSD/CDS (Maia em Primeiro) qual era a resposta. Foi mais um chumbo à nova tentativa de Miguel dos Santos formar executivo aquissantense.
Assim, o autarca pediu uma interrupção da reunião em cerca de 10 minutos para reunir com os seus colegas eleitos pelo PS, no sentido de se poder encontrar uma nova solução. Mas após o retomar dos trabalhos, Miguel dos Santos afirmou que se continua num impasse e que deverá ser marcada em breve nova reunião para se tentar chegar a um acordo quanto à formação do executivo de Águas Santas.
Recorde-se que o socialista Miguel dos Santos, que entrou no terceiro mandato, perdeu a maioria absoluta, ficando mesmo em minoria perante a Direita: PSD/CDS e Chega. O PS tem 9 mandatos, o PSD/CDS (Maia em Primeiro) tem 8 e o Chega tem 2 mandatos.
