Em novembro de 2025, a Galeria Julio e o Centro de Estudos Julio / Saúl Dias celebram dez anos de atividade, assinalando uma década dedicada à preservação, estudo e difusão da obra de Julio / Saúl Dias – uma das figuras mais singulares da arte e da poesia portuguesa do século XX – e à dinamização cultural de Vila do Conde.
Para celebrar esta primeira década, a Galeria Julio preparou um programa comemorativo que se estende de novembro a final de janeiro de 2026, reunindo criação artística, reflexão crítica e novas edições. As comemorações têm início no dia 2 de novembro, momento em que se assinalam também os 123 anos do nascimento de Julio / Saúl Dias, com a estreia do espetáculo “à flor da pele”, uma produção da Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Vila do Conde.
O programa prossegue com a inauguração, no dia 15 de novembro, da exposição “Julio e o Modernismo em Portugal”, com curadoria de Bernardo Pinto de Almeida, que propõe uma revisão crítica da história da arte moderna portuguesa e reúne obras de dez instituições nacionais de referência, incluindo, entre outros, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Arpad Szennes / Vieira da Silva e o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.
Durante o período expositivo será ainda lançada uma serigrafia comemorativa de Julio, criada em parceria com o Centro Português de Serigrafia, e uma nova linha de merchandising artístico inspirada no universo do artista e poeta vilacondense.
