O executivo da Câmara Municipal de Vila do Conde continua a ser de maioria absoluta para o Partido Socialista, continuando Vítor Costa a liderar e contando na sua equipa com mais 4 vereadores socialistas.
Deixam de existir os 3 vereadores da NAU, que não apresentou candidatura, nestas eleições. Mas o PSD/CDS aumentou o número de vereadores passando a ser representado por 3 elementos. Também o Chega consegue eleger 1 vereador no executivo.
A lista socialista encabeçada por Vítor Costa, que se mantém como presidente da Câmara de Vila do Conde, obteve maioria absoluta com 52,51% (24.480 votos), ficando o PSD/CDS com 27,88% da votação (12.996 votos) e o Chega com 10, 33% (4.816 votos).
Vítor Costa – presidente da Câmara de Vila do Conde
De registar que o PS e Vítor Costa reforçaram a percentagem de votação relativamente há 4 anos (que foi de 42,41%) e o número de votos (que em 2021 foi de 18.395 votos).
O PSD/CDS também reforçou a votação, já que em 2021 conseguiu 5.974 votos (13,77%).
Dos 72.767 inscritos votaram 46.618 eleitores, o que coloca a abstenção em 35,94%.
Brancos – 2,04% (951 votos) e Nulos – 1,00% (466 votos).
O autarca reeleito para o segundo mandato já agradeceu o “resultado histórico em todo o concelho”. Vítor Costa sublinhou que esta é uma “vitória que reforça também a responsabilidade” com que vai trabalhar pelo futuro do concelho.
Para a Assembleia Municipal, venceu o PS, com a lista encabeçada por Amândio Couteiro, ficando sem qualquer eleito da NAU.
Nos próximos quatro anos a Assembleia vai ter a seguinte composição:
PS – 15 mandatos; PSD/CDS – 8 mandatos; Chega – 3 mandatos; IL – 1 mandato.
Nas Juntas de Freguesia, o PS conquistou com listas próprias 15 freguesias das 25 Freguesias/Uniões. O PSD/CDS ganhou em 2, tendo as restantes assembleias (8) sido conquistadas por movimentos independentes.
Freguesias:
Os cabeças de lista do PS eleitos são: à freguesia de Rio Mau, Arcos, Junqueira, Retorta, Árvore, Vairão, Labruge, Aveleda, Vilar do Pinheiro, Guilhabreu, Malta, Modivas, Gião, Canidelo e Vila do Conde.
A coligação PSD/CDS elegeu os autarcas em: União de Touguinha e Touguinhó; Fornelo.
Os independentes venceram em: Tougues (MPJPT); Azurara (UPA); Macieira da Maia (MMS); União de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada (PPT); Fajozes (PSPF); Mindelo (MMM); Vila Chã (JMPVC); União de Vilar e Mosteiró (VIMOS).