Vila do Conde: PSD vai apresentar queixas na CNE e na CNPD contra candidato do PS

Vila do Conde: PSD vai apresentar queixas na CNE e na CNPD contra candidato do PS
Paços do Concelho

 

O PSD de Vila do Conde acusou, este fim de semana, o candidato do PS à Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, usar dados privados sujeitos a proteção – os nomes e moradas concretas de jovens que vão votar pela primeira vez– “que só poderão ter sido obtidos através de bases de acesso restrito e, por isso, alheios às possibilidades de uma qualquer candidatura política”.

A candidatura “Aliança por Vila do Conde” do PSD/CDS escreve em comunicado que “a uma semana do dia das eleições autárquicas, os vilacondenses tomaram conhecimento de uma carta de apelo ao voto com a assinatura de Vítor Costa, enquanto candidato do Partido Socialista a presidente da Câmara Municipal. Habilmente sem remetente, a carta foi redigida e endereçada a todos os jovens do concelho que votarão pela primeira vez em autárquicas, com o nome e a morada concreta de cada destinatário no envelope”.

A “Aliança por Vila do Conde” reconhece que, numa democracia, as campanhas são direitos e deveres dos candidatos a representantes do povo, “«os apelos ao voto são atos normais e salutares. “O que não é normal, e não poderá passar em branco, é a mesma ter sido seletivamente endereçada às caixas de correio dos jovens residentes no concelho. Questione-se: com que meios e formas teve o (assinante) candidato Vítor Costa acesso aos nomes e endereços das habitações dos jovens do concelho?”, explica a coligação.

Este ato – politicamente desnecessário, refira-se, e que também configura uma desleal (des)concorrência eleitoral – não pode passar incólume. A candidatura da Aliança por Vila do Conde – PSD/CDS – avançará, por isso, com uma queixa à Comissão Nacional de Eleições e à Comissão Nacional de Proteção de Dados, a fim de esclarecer com que meios – expressos e formais – teve o (assinante) candidato Vítor Costa acesso a estes dados e se o endereço postal e seletivo desta propaganda política não constitui um grosseiro atropelo da legalidade e do direito destes jovens eleitores residentes no concelho à proteção dos seus dados pessoais.”, anuncia ainda a candidatura de Luísa Maia à Câmara de Vila do Conde.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter