No próximo dia 2 de outubro, às 18h30, a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte recebe a exibição do filme “Ser arquiteto é” realizado a partir da obra de João Álvaro Rocha, arquiteto de Viana, mas que se radicou na Maia (1959-2014).
A sessão será seguida de uma conversa com os arquitetos José Gigante e Luís Urbano, moderada por Conceição Melo e Cristina Emília Silva.
O filme resulta de seis entrevistas a pessoas que se relacionaram com João Álvaro Rocha em diferentes dimensões da sua atividade – uma antiga aluna, um político responsável por uma encomenda pública, um crítico de arquitetura, um cliente, um familiar e um antigo sócio. Em paralelo, foi criado um podcast disponível nas principais plataformas digitais, com episódios dedicados a cada um destes testemunhos, intitulados Ser arquiteto é… … ser professor, …ser cidadão, … ser irmão, … ter crítico, … ter cliente e por fim, … ser sócio.
A iniciativa, de entrada livre, encerra o ciclo de exibições e conversas, bem como o Projeto de Investigação em História Oral no âmbito do qual foram feitos o filme e o podcast. Esta é uma iniciativa da APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, do município da Maia e de várias instituições parceiras.