População do Porto e distrito aumentou acima da média nacional

População do Porto aumentou acima da média nacional
(Foto CMVC)

 

A população residente no concelho do Porto cresceu 7% entre 2021 e 2024, bastante acima dos 3.2% da média nacional.

No distrito, só Baião, Felgueiras e o Marco perderam população nos últimos três anos.

O novo retrato traçado pela Pordata retrata os 308 municípios portugueses.

Em valores absolutos, o município do Porto ganhou 16.684 residentes em três anos, apresentava 252.687 habitantes em 2024.

O Porto é assim o segundo concelho do país com maior densidade populacional, a seguir à Amadora.

É também um município um pouco mais jovem, visto que no último triénio diminuiu o rácio entre o número de idosos e de jovens.

À escala do distrito, a população aumentou em 15 dos 18 municípios e em sete deles o aumento percentual foi superior ao nacional. São os casos de Maia (5,1%), Póvoa de Varzim (+5,1%), Valongo (+5%), Vila do Conde (+4,6%), Matosinhos (+3,7%) e Trofa (3,3%).

Já os municípios de Baião (-2%), Felgueiras (-0,8%) e do Marco de Canaveses (-0,1%) foram os únicos a perder população.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter