A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve, ontem, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelas autoridades judiciárias, um homem de 22 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual de crianças, praticados entre fevereiro e maio de 2025, em Vila do Conde. A vítima é uma menor de 13 anos.
O suspeito e a vítima conheceram-se através de uma rede social, tendo mantido durante aquele período, diversos encontros em que foram praticados atos sexuais de relevo.
A investigação teve origem numa comunicação dos vizinhos da vítima à GNR, referindo que na zona da residência da familiar tinham avistado já por diversas vezes o homem.
Após este alerta, conta a Polícia Judiciária, a GNR acabou por o abordar e identificar quando este se encontrava na proximidade da residência de uma familiar da vítima, referindo que se encontrava à espera da namorada.
Dado os fortes indícios da existência de crimes de natureza sexual, a GNR de imediato ativou a PJ, que no desenvolvimento de diversas diligências de investigação, conseguiu reunir prova bastante para proceder à detenção do presumível autor.
O detido, sem antecedentes criminais, foi presente às autoridades judiciárias competentes junto do DIAP de Vila do Conde para submissão a primeiro interrogatório judicial no TIC de Matosinhos e aplicação das medidas de coação entendidas adequadas.
Ficou proibido de contactar a menor ou de se aproximar até 200 metros e a apresentações semanais.