A edição 47 da Feira Nacional de Artesanato (FNA) de Vila do Conde começa no próximo sábado, dia 26, e termina a 10 de agosto, nos jardins da Av. Júlio Graça.
Cerca de duas centenas de artesãos nacionais, de todos os pontos do país, vão participar e muitos trabalhar ao vivo naquela que foi considerada a maior e mais genuína mostra das artes tradicionais portuguesas.
O certame volta a lançar o Concurso Jovem Artesão, patrocinado pelo Crédito Agrícola, que se destina a galardoar um trabalho numa das áreas do artesanato tradicional.
Sempre no segundo domingo do evento, decorre um dos momentos mais emblemáticos da FNA, com a celebração do Dia da Rendilheira, em que mais de uma centena de rendilheiras, espalhadas pelo recinto, mostram ao vivo como “nasce” o ex-libris do artesanato de Vila do Conde: as Rendas de Bilros.
Com o objetivo de combater a segregação e discriminação das pessoas com doença mental e, assim, contribuir para a inclusão e participação social destes doentes, a Feira associa-se, este ano, ao Hospital de Magalhães Lemos (ULS de Santo António, EPE), no Porto, para apresentar a exposição “Anjos e Demónios – Combater o Estigma na Doença Mental”.
A arte como instrumento terapêutico, de expressão emocional, facilitadora da promoção da Saúde Mental será, assim, o tema de destaque da 47ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), a realizar em Vila do Conde, de 26 julho a 10 agosto.
Cerca de 20% da população mundial vive com problemas de doença mental e que Portugal é o segundo país da Europa com maior taxa de prevalência de doenças psiquiátricas (quase um em cada quatro portugueses sofre de uma perturbação mental), lembra a organização,
No Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital Magalhães Lemos são realizadas diversas oficinas criativas: cerâmica, pintura, lavores, tipografia, música, teatro, dança, entre outras, de que resultam centenas de trabalhos, facilmente, enquadrados no conceito da Art Brut ou Outsider Art (Arte Bruta ou Arte Marginal).
A música, a dança e os cantares tradicionais são uma presença constante no certame, assim como as Jornadas Gastronómicas que visitam várias regiões do país.