Cooperativa da Maia assina protocolo de cooperação com autarquia

Foto Mário Santos CM Maia

 

A Câmara e a Cooperativa Agrícola da Maia (CAM) assinaram um protocolo de cooperação, numa cerimónia inserida no dia de feriado municipal, 14, contando com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Silva Tiago, presidente da Câmara, e António Lopes, presidente da CAM, pretende assim o reforço do compromisso conjunto com a valorização da agricultura local, da paisagem rural e da sustentabilidade do território.

 

Durante a sua intervenção, António Lopes salientou que a Cooperativa Agrícola da Maia é hoje “uma entidade moderna, saudável e de referência regional. Este protocolo representa um passo firme no apoio à agricultura da Maia e aos agricultores que são, diariamente, guardiões do território. A presença dos jovens agricultores é sinal de esperança porque sem passado não há futuro”.

 

Na sua intervenção, Silva Tiago sublinhou o carácter identitário da agricultura no concelho, frisando que “apesar da nossa forte componente empresarial, nunca deixamos que a agricultura desaparecesse”.

O autarca aproveitou a ocasião para lançar um desafio ao Ministro da Agricultura: “Deixo-lhe o repto de trabalharmos juntos para uma requalificação da paisagem florestal do concelho. Queremos uma floresta diversa e resiliente, que reforce a sustentabilidade do nosso território.”

 

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, deixou palavras de incentivo ao setor, destacando o aumento do apoio aos jovens agricultores, a reprogramação dos fundos do Portugal 2030, a simplificação da burocracia e a articulação com o Banco de Fomento para apoiar as cooperativas com maior eficácia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter