Duas obras do Barroco e do Romantismo pela Orquestra Clássica da Maia no concerto de amanhã

Foto Mário Santos/CM Maia

 

Este sábado, dia 24, às 21h30, na Igreja Nossa Senhora da Maia, na Cidade da Maia, A Orquestra Clássica da Maia (OCM) interpreta duas das mais emblemáticas obras de Vivaldi e de Brahms.

 

Numa organização da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, com o apoio da Câmara Municipal da Maia, a Orquestra Clássica da Maia, sob a direção do jovem Maestro maiato, Tiago Moreira da Silva, com a participação do Coral Mille Voci, do Coro de Pais do Conservatório de Música da Maia e das cantoras, Ana Sousa Sacramento, soprano e Helena Correia, mezzo-soprano, apresentam-se num promissor concerto.

Na primeira parte será interpretada a obra “Glória, em Ré Maior  (Rv589), de António Vivaldi, uma icónica referência do Barroco italiano para coro, orquestra barroca e solistas, sendo que na segunda parte, a OCM deitará mãos à monumental obra do Romantismo, “Sinfonia nº.3, Op. 90, em Fá Maior), do compositor alemão Johannes Brahms.

 

Para Victor Sampaio Dias, membro do Conselho Diretivo da Fundação Conservatório de Música da Maia e responsável pela OCM “este programa proporciona ao público uma experiência de fruição do Belo Musical muito contrastante, uma vez que na primeira parte terá uma das mais esplendorosas obras do Barroco Italiano, para 2 vozes solistas, coro e orquestra barroca, que se tornou uma das referências estéticas para toda uma geração de compositores que se sucederam a Vivaldi e, contrastando com esse estilo, encontrará na segunda parte, uma sinfonia de rara beleza, porventura mesmo um dos expoentes máximos do Romantismo de que destaco o 3º. andamento da Sinfonia, posto que constitui, a meu ver, uma das mais preciosas pérolas do Romantismo, que pese embora o seu pendor melancólico, em certos momentos mesmo, algo inquietante e triste, proporciona uma experiência de fruição emocional, do mais comovente que encontramos na Música sinfónica…e em toda a Obra de Brahms…”

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter