Vila do Conde tem programa de surf adaptado

Vila do Conde tem programa de surf adaptado
surf adaptado Imagem CMVC)

 

O Programa “In Surf”, promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde, tem como foco proporcionar às pessoas com deficiência física e/ou mental o acesso à prática desportiva do surf, fomentando comportamentos saudáveis e que contribuam para uma melhor qualidade de vida.

As aulas de surf adaptado inserem-se na política de dinâmicas de inclusão social e acontecem semanalmente. São dirigidas aos utentes do Centro Praia de Árvore e da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

As sessões, que acontecem na praia ou na piscina municipal, são dinamizadas pela Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Caxinas e orientadas por treinadores especializados na área do surf adaptado, contando ainda com o acompanhamento, ao nível da segurança aquática, do parceiro “Os Golfinhos”.

A autarquia faz saber que “têm participado no programa cerca de 20 pessoas, que ao longo já de 17 sessões evidenciam uma evolução e aprendizagem da modalidade muito significativas, e para além disso, têm -se traduzido em momentos de grande satisfação e bem-estar, ajudando os participantes a reconhecerem as suas capacidades e potencialidades”.

Na sua vertente intermunicipal, uma vez por mês, há lugar a um intercâmbio de participantes com as operações Mar de Todos da Póvoa de Varzim e de Matosinhos, cuja oferta desportiva é a vela adaptada. Já participaram nestas sessões cerca de 50 pessoas e instituições como o MADI, o ALADI e o MAPADI.

Com o início da época balnear, estão agendados Dias Abertos, para que outras pessoas possam experimentar e ter contacto com o Surf adaptado. A autarquia assegura que esta atividade será atempadamente divulgada e sujeita a inscrição prévia.

O mar e os desportos náuticos que marcam a identidade vilacondense, estão mais acessíveis e disponíveis a todos!

O programa” IN SURF” é promovido no âmbito da Operação Mar de Todos Vila do Conde, que integra o Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas 2022-2025, cofinanciado pelo Plano Recuperação e Resiliência.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter