Maia celebrou o 25 de Abril com solenidade e apelo à participação cívica

Foto CM Maia

O município da Maia assinalou, na sexta-feira, 25 de abril, o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos com uma cerimónia solene marcada pelo simbolismo, pela música e por um apelo à cidadania ativa.

A manhã começou no exterior dos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras a meia haste, em sinal de luto nacional pela morte do Papa Francisco.

O momento contou com guarda de honra composta por elementos das duas corporações de bombeiros voluntários do concelho – Moreira e Pedrouços, da delegação da Maia da Cruz Vermelha e da Polícia Municipal e pelas duas bandas filarmónicas da Maia: a Marcial de Gueifães e a de Moreira da Maia, que tocaram o hino nacional.

Seguiu-se a Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que se iniciou com a atuação do Ensemble Instrumental do Conservatório de Música da Maia.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, sublinhou a importância do poder local democrático como um dos maiores legados de Abril. “A Maia é um excelente exemplo das virtudes do poder local democrático”, afirmou, destacando o progresso alcançado nas últimas décadas em áreas como a habitação acessível, os espaços verdes, a mobilidade e a sustentabilidade ambiental.

Referindo-se à participação dos cidadãos nos processos de decisão, o autarca valorizou o envolvimento da comunidade em iniciativas como o Plano Diretor Municipal e os laboratórios participativos dos SMAS, reafirmando a convicção de que “a melhor forma de aproximar os cidadãos das instituições democráticas é fomentar a sua participação”.

Num momento emotivo, Silva Tiago prestou ainda homenagem ao Papa Francisco, classificando-o como “um grande obreiro da Paz” e anunciando a intenção do município de atribuir o nome do Sumo Pontífice a uma nova artéria da cidade, em memória do seu legado inspirador.

A cerimónia terminou com a entoação de “A Portuguesa” interpretada pelo Coral Infantil dos Pequenos Cantores da Maia, que também cantou um medley evocativo dos últimos 50 anos de festival da canção.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter