Começaram as provas para o Prémio de Música Manuel Ivo Cruz com 55 concorrentes na Maia

Foto Mário Santos CM Maia (Arquivo)

A competição instituída pelo Conservatório de Música da Maia, Prémio Manuel Ivo Cruz, nesta edição de 2025, ganhou dimensão nacional, tendo recebido inscrições de conservatórios, academias e escolas de Música de todo o país.

A presidência do Júri vai ser assumida em cada um dos dias de realização do concurso por Pedro Burmester, pianista português consagrado internacionalmente, por Tatiana Afanasieva, violinista, e Nuno Vaz, trompista, ambos da orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, que vão ter uma missão ainda mais difícil e exigente, posto que surgiram 55 concorrentes oriundos das melhores instituições de ensino artístico especializado na Música, de 25 municípios portugueses.
Os jovens inscritos vão apostar tudo nas suas performances interpretativas para conseguirem chegar aos prémios.

As várias eliminatórias da competição já estão a decorrer. A primeira começou esta manhã, às 9h00, no Auditório da Quinta da Gruta, com as provas de violino. As próximas realizam-se no Fórum da Maia, nos dias 17 e 18, com as provas de piano e trompa, respetivamente.
Nesta edição, o concurso vai ter os seguintes escalões: Minis: 6-9 anos; Infantil: 10-12 anos; Juvenil: 13-15 anos; Júnior: 16-18 anos; Sénior: 19-24 anos.

Para o diretor pedagógico do Conservatório de Música da Maia, Mário Costa, esta abertura da competição a jovens estudantes de música de todo o país, “além de ser uma forma de melhor dignificar esta homenagem anual que o Conservatório da Maia presta homenagem ao legado do Maestro Manuel Ivo Cruz, sendo também uma forma de integrar a nossa escola na comunidade educativa da Música a nível nacional”.

Este ano, pela primeira vez, virão à Maia, jovens músicos de: Águeda, Albergaria-a-Velha, Amarante, Aveiro, Braga, Caldas de Vizela, Castelo Branco, Castelo de Paiva, Covilhã, Espinho, Gondomar, Guimarães, Lisboa, Maia, Matosinhos, Paços de Ferreira, Porto, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vila Verde e Viseu.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter