Notícias falsas sobre a Maia postas a circular nas redes sociais

imagem de Facebook de Marta Peneda

A vereadora do Ambiente, Marta Peneda, denunciou hoje duas situações de notícias falsas colocadas em redes sociais em que se tenta denegrir a Câmara da Maia, designadamente o seu pelouro e o CROACM – Centro de Recolha Oficial Animal.

Numa publicação na sua rede social, Marta Peneda afirma que foi “surpreendida com uma falsa notícia a circular nas redes sociais sobre a intenção de um suposto abate generalizado das árvores da Escola EB 2/3 de Gueifães, agora, sob a gestão do município da Maia.”

O embuste tinha cuidados gráficos cuidados já que, descreve a vereadora, a “notícia”, montada num ‘template’ do Jornal Expresso, “não só é falsa como absurda, tendo já dela sido dado conhecimento à APA – Agência Portuguesa do Ambiente (e não APPA – Autoridade Portuguesa de Proteção Ambiental como mencionado), na pessoa do seu Presidente”.

Outro caso, diz a vereadora, “também esta semana” foi denunciado por email por um munícipe, que apontava “a existência de um perfil falso, intencionalmente criado para denegrir a imagem do CROACM – Centro de Recolha Oficial Animal e seus funcionários”. O denunciante deu conta ainda que no perfil falso foi “abusivamente usada como foto de perfil a imagem da filha”.

Marta Peneda alerta para a atenção dos munícipes maiatos a estas falsas notícias e conclui: “Numa sociedade livre onde todos podemos ser críticos de todos, sejamos ao menos responsáveis na partilha de informações, evitando a disseminação de conteúdos falsos e alarmistas.”

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter