“10 Miles Into The Dark” é um disco de Dark Miles que se apresenta como “uma viagem às profundezas da alma, guiada pelo som de uma geração que resiste ao teste do tempo”.
“10 Miles Into The Dark”, criado durante a pandemia, é a sincera homenagem de Pedro Lima (também conhecido por Pete Miles) ao rock alternativo dos anos 80 e 90, refletindo sobre as suas influências musicais que vão desde Depeche Mode, David Bowie, Iggy Pop, Peter Murphy, The Sound, The Psychedelic Furs e Peter Gabriel a Mad Season, Stone Temple Pilots, Chris Cornell, Mother Love Bone, Temple of the Dog, Mark Lanegan e muitos mais.
Nos primeiros três singles é notória a essência deste álbum.
Se em “Your Heart Is An Empty Street” encontramos “uma história sobre a libertação pessoal, depois de uma vida de abusos físicos e psicológicos e de uma existência violenta que termina com a mesma violência que a caracterizou”, em “When The Lights Go Out”, o autor transporta-nos para a época em que o álbum foi composto, “período em que nos encontrámos privados de algumas liberdades elementares, e consequentemente redescobrimos o quão frágeis são essas liberdades”, e em “The Waiting” fala sobre “a solidão numa sociedade cada vez mais egoísta e narcisista.
Gravado no estúdio de André Indiana, com exceção de três temas, que foram gravados no estúdio do produtor e engenheiro de som Mário Pereira, o disco foi produzido por Paulo Praça, misturado por André Indiana e masterizado por Mário Barreiros. Todos os temas foram compostos por Pete Miles com a colaboração de Paulo Praça; as letras são inteiramente escritas por Pete Miles. Para além de Paulo Praça e André Indiana (guitarras, baixo, teclas), o disco contou com Paulo Gravato (Pedro Abrunhosa) no saxofone, Eurico Amorim (Pedro Abrunhosa) nas teclas, Bruno Oliveira (Os Azeitonas) na bateria, Sérgio Silva (Expensive Soul) na bateria e Miguel Martins (Zen) na guitarra.
A acompanhar o lançamento do CD chegou o novo single e vídeo, “Nothing Left To Feel”, “uma canção sobre desespero e impotência, enquanto enfrentamos as nossas próprias fragilidades e a nossa incompatibilidade com os outros”.
“10 Miles Into The Dark” está também disponível em todas as plataformas digitais.
Pedro Lima foi vocalista da extinta banda portuense Mosh.