Henrique Rocha com suado triunfo em casa no Maia Open

Henrique Rocha_Fotografia Eduardo Oliveira / FPT

Henrique Rocha precisou de sofrer para regressar com uma celebração ao Maia Open, que joga em casa e no qual tem a derradeira oportunidade de assegurar a qualificação para o Next Gen ATP Finals. Na variante de pares, os irmãos João Dinis Silva e Tiago Silva apuraram-se para os quartos de final deste ATP Challenger 100 que a Federação Portuguesa de Ténis e a Câmara Municipal da Maia organizam, até 1 de dezembro, no Complexo Municipal de Ténis da Maia.

No reencontro com Anton Matusevich (406.º classificado no ranking mundial), que há um ano o afastou na segunda ronda deste mesmo torneio, Henrique Rocha (173.º) recuperou de uma desvantagem de 3-5 no último set, anulou um match point e assinou a reviravolta com os parciais de 2-6, 6-4 e 7-6(6) para evitar uma repetição de 2023.

Mais emoção era impossível”, revelou entre alguns sorrisos depois de digerir o suado triunfo.

Muito apoiado, a grande estrela da casa na ausência do campeão em título Nuno Borges destacou a importância do público na reviravolta que lhe permitiu manter vivo o sonho de viajar até Jidá, a capital da Arábia Saudita que a meio de dezembro receberá o Next Gen ATP Finals: “O público fez grande parte do encontro. Quando estou mais em baixo tento sempre agarrar-me a eles e é sempre especial ganhar em casa.”

O próximo adversário de Henrique Rocha na terra batida que melhor conhece será Nicolas Alvarez Varona (382.º), espanhol que iniciou a campanha com um triunfo sobre João Dinis Silva no qualifying e que esta terça-feira celebrou pela terceira vez consecutiva ao vencer Ivan Gakhov (308.º), já no quadro principal, por 6-3 e 7-5.

Antes, o número três nacional voltará ao court, já esta quarta-feira, para jogar a primeira ronda de pares ao lado do irmão mais velho, Francisco Rocha, que logo às 10h30 discutirá a eliminatória inaugural do quadro principal de singulares com o ex-top 100 Andrej Martin.

Depois desse encontro, também Pedro Araújo (frente a Alex Marti Pujolras) e Frederico Silva (contra Damir Dzumhur) tentarão celebrar no Complexo Municipal de Ténis da Maia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter