O PSD de Vila do Conde realizou um magusto para os militantes, com a presença de cerca 450 pessoas, que contou com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, na qualidade de presidente da Distrital do PSD Porto, e de Luísa Maia, presidente do PSD de Vila do Conde.
Na sessão de abertura, Luísa Maia não deixou de se pronunciar sobre o mais recente empréstimo de 4,5 milhões da Câmara Municipal (socialista) para financiar várias obras de requalificação urbana. “Trata-se do terceiro empréstimo bancário contraído no atual mandato, o que levanta uma legítima preocupação quanto ao estado das contas municipais. (…) Com ele, o Município apresenta cerca de 6,5 milhões de euros de dívida contraída, com 4,5 milhões de euros de juros a pagar à banca, o que totaliza um valor de 11 milhões de euros que o município terá de pagar ao longo dos anos vindouros”, acusou.
Luísa Maia ressaltou, ainda, que “por outro lado, não podemos deixar de evidenciar que só este ano, o Município gastou aproximadamente 4 milhões de euros em festas, espetáculos e promoções. Um valor que, acumulado com o total de gastos ao longo dos últimos três anos, atinge a quantia de 8,4 milhões de euro”. A Presidente do PSD Vila do Conde terminou afirmando que “o PSD não é contra as festas e os espetáculos, nem contra o recurso à banca para financiar investimentos para o concelho. Como dizia Aristóteles, “a virtude está no meio-termo, entre os dois extremos”. E quando gastamos, temos que saber onde gastar, gerindo prioridades”.
Já Pedro Duarte começou por ressaltar a admiração que tem pelo trabalho que tem sido feito pela concelhia de Vila do Conde e partilhou a sua convicção e aposta “de que o PSD ganhará as próximas autárquicas em Vila do Conde”.
De seguida, partiu para uma análise da política local para seguir o raciocínio da líder socialdemocrata: “Temos um Partido Socialista que se especializou em estagnar esta terra. Como é que um concelho com estas qualidades está há tanto tempo parado? O que anda a fazer a Câmara Municipal de estruturante para tornar este concelho melhor?”.
Pedro Duarte terminou a sua intervenção concluindo que “o PSD local tem liderado um movimento de mudança no concelho, freguesia a freguesia, passo a passo, ideia a ideia, pessoa a pessoa, e que vai ser imparável quando ganhar as eleições autárquicas e quando assumir a liderança da Câmara Municipal”.