World Press Photo é inaugurada hoje no Fórum da Maia com a presença do ministro Pedro Duarte

Foto do Ano de Mohammed Salem cedida por WPP

É logo mais às 21h30 que é inaugurada, no Fórum da Maia, a exposição resultante da principal competição mundial de fotografia jornalística e documental – a World Press Photo.

A mostra fica depois patente entre amanhã e 1 de dezembro, para contar as histórias que importam.
A guerra, a emergência climática e as migrações estão entre os temas que marcam a 25.ª edição da exposição, que celebra o fotojornalismo e a liberdade de imprensa. Tendo em conta esta data especial, a autarquia da Maia vai assinalar a referência com uma memória em homenagem à importância da liberdade de imprensa e aos jornalistas que pereceram, nos últimos anos, no exercício do seu trabalho em contextos difíceis, em especial os de guerra.

Na cerimónia de inauguração e nesta homenagem especial, vai marcar presença o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, que detém a pasta da Comunicação Social no atual governo.

Há 25 anos consecutivos que a Maia acolhe a WPP – World Press Photo, a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo e “uma janela escancarada para ver a realidade global através da objetiva dos profissionais que nos reportam toda a verdade do que acontece nas mais díspares e longínquas latitudes culturais e políticas, num olhar livre, democrático e plural”.

Este certame constitui já um atributo cultural “que robustece a marca Maia, quer no contexto regional e nacional, como a nível internacional, enquanto aposta cultural e cívica que a Câmara Municipal tem vindo a consolidar neste quarto de século”, pode ler-se numa nota informativa da autarquia maiata.

A Fotografia do Ano “A Palestinian Woman Embraces the Body of Her Niece” [“Uma Mulher Palestiniana Abraça o Corpo da Sua Sobrinha”], de Mohammed Salem (Reuters) documenta a perda irreversível em Gaza.

A inauguração da exposição está agendada para esta sexta-feira, 8 de novembro, às 21h30, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia e da Comissária da Fundação World Press Photo, Mariana Rettore Baptista.

A exposição tem entrada livre e pode ser vista no Fórum da Maia de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 22h00. Inclui também visitas guiadas para escolas da Área Metropolitana do Porto.

 

Conferência no dia 16 de novembro

 

Inserida ainda na exposição da World Press Photo, a Câmara da Maia faz acompanhar a cada ano o evento de uma conferência com oradores convidados a nível nacional, em particular analistas políticos e de relações internacionais, que com a sua visão e estudo acerca de política geoestratégica sempre atualizada ajudam os cidadãos a refletirem sobre o momento atual. Para a conferência deste ano, que se realizará no dia 16 de novembro, às 15h00, serão convidados: Diana Soler, Luís Tomé e Fernando Jorge Cardoso.

O tema em foco das intervenções no Salão Nobre da Câmara da Maia será “A nova ordem internacional após as eleições dos EUA”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter