A PSP e a GNR registaram mais de 23.000 queixas por violência doméstica entre janeiro e setembro deste ano. Dados divulgados esta quarta-feira indicam que neste período ocorreram 18 homicídios neste contexto.
Segundo o portal da violência doméstica, publicado na página da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), nos primeiros nove meses do ano, as forças de segurança contabilizaram 23.032 queixas, menos 274 do que em igual período de 2023.
A Comissão, que divulga os dados trimestralmente, refere que no primeiro trimestre de 2024 se registaram 6.879 queixas por violência doméstica, número que subiu para 7.738 entre abril e junho, voltando a aumentar para 8.415 entre julho e setembro.
Os dados estatísticos indicam ainda que nos primeiros nove meses do ano há o registo de 18 homicídios no contexto de violência doméstica, menos um do que no mesmo período de 2023.
Segundo as estatísticas, nove homicídios ocorreram entre janeiro e março, três no segundo trimestre e seis no terceiro trimestre. Das 18 mortes, 15 foram mulheres e três homens.
O portal, que publica trimestralmente estatísticas relativas aos crimes e homicídios voluntários em contexto de violência doméstica, indica também que, no final de setembro, estavam detidas 1.369 pessoas por este crime.