Maia estabelece o sexto protocolo com Animais de Rua para controlo de colónias de gatos

Silva Tiago e Peter Janson (Foto A Santos)

A Câmara Municipal da Maia assinou, esta segunda-feira, o sexto Contrato de Concessão de Benefício Público com a Associação Animais de Rua.

Este ano, o protocolo reforça a verba atribuída pela autarquia à associação para 40 mil euros para que a associação possa estender a sua intervenção a mais colónias de gatos existentes no concelho.

Em 2019 foi estabelecido o primeiro protocolo entre as duas entidades, com uma verba de 5 mil euros e que, a cada ano, foi sendo reforçada. Em 2023, o protocolo estabelecia a cedência de 30 mil euros, enquanto para o atual ano, a Câmara da Maia atribuiu 40 mil euros à associação Animais de Rua.

O Contrato de Concessão de Benefício Público com a Associação Animais de Rua- Esterilização e Proteção de Animais em Risco visa a implementação do Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) em colónias de gatos do concelho.

A implementação do programa CED baseia-se num método ético e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução da população felina existente, através da sua esterilização.

Cláudia Neves, da associação, fez um balanço positivo dos cinco anos em que a Animais de Rua atua no concelho da Maia e em que houve um financiamento de 85 mil euros. Já foram esterilizados 1754 animais, foram intervencionadas 463 colónias e mobilizados mais de 20 voluntários, que aplicaram pela associação mais de 2500 horas de trabalho em regime de voluntariado. “Embora não sendo o foco da ação desta entidade, há animais a quem não se consegue virar as costas e a Animais de Rua conseguiu que 99 gatos fossem adotados”, referiu Cláudia Neves, dirigente da Animais de Rua para a região Norte.

Peter Janson, presidente da Direção da Animais de Rua, mostrou-se agradado com a formalização de mais um protocolo com a Câmara da Maia, que vai suportar o trabalho da associação no próximo ano e meio, “até ao fim de 2024 e fim de 2025”, mostrando-se reconhecido pelo “acolhimento que temos tido”, mostrando ainda vontade de continuar a ser para a Câmara da Maia “um parceiro permanente e constante”.

O autarca Silva Tiago referiu a importância de haver “controlo das colónias de gatos” num concelho que tem “84 kms quadrados e 140 mil habitantes” para que “se mantenha um equilíbrio”. Por este motivo, a Câmara mostra-se sensível ao apoio destas medidas protocoladas com a Animais de Rua, que se orientam para o bem-estar animal.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter