A plataforma Lares Online desenvolveu um estudo para avaliar índice de satisfação de utentes e familiares.
Os lares no distrito do Porto registaram uma taxa de 74% de avaliações positivas, e estão acima do valor a nível nacional que é de 60%, segundo o Índice de Satisfação em Lar, divulgado pela Lares Online. O estudo, baseado nas opiniões de utentes e familiares que utilizaram o site avaliarlares.pt em 2023, sublinha a qualidade dos serviços prestados na região.
Nas cinco categorias avaliadas, o cuidado dos profissionais destacou-se com 83% de avaliações positivas, seguido pelos cuidados de saúde prestados, com 79%. A higiene e as condições das instalações obtiveram 74% de aprovação, enquanto que a qualidade e variedade da comida foram bem avaliadas por 72% dos inquiridos.
Por outro lado, apenas 10% dos inquiridos no Porto deram uma avaliação negativa, uma percentagem bastante inferior à média nacional de 26%. Este é um resultado que evidencia a elevada satisfação com os lares do distrito, colocando-os acima da média nacional.
Para o desenvolvimento deste estudo, foram inquiridos quatro grupos com diferentes relações com os lares avaliados: os colaboradores do lar, visitantes, residentes e familiares de residentes.
Para a realização deste índice, foram recolhidas 423 apreciações, e o número de lares únicos avaliados foi 341. As respostas foram recolhidas a partir do site avaliarlares.pt, um projeto criado pela Lares Online, em 2023. Relativamente à metodologia, foram analisados parâmetros relativamente à higiene do lar, à comida do lar, às condições de instalações do lar, aos cuidados de saúde prestados pelo lar e ao cuidado dos profissionais do lar. Foi ainda pedida uma descrição qualitativa da experiência em lar.