O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) lançou um programa para monitorizar e proteger os ecossistemas marinhos da região costeira do Norte de Portugal, que atualmente “enfrentam grandes desafios de conservação”.
O programa, intitulado “CIIMAR WATCH“, apresentado esta semana, visa também monitorizar e compreender as mudanças destes ecossistemas ao longo do tempo, explica, em comunicado, o centro da Universidade do Porto (UP).
“A implementação do CIIMAR WATCH surge como uma resposta à necessidade de séries de dados de longa duração para entender os desafios e as mudanças observadas, oferecendo uma monitorização contínua dos dados biológicos, químicos e físicos da região“, explica a UP.
Financiado pelo próprio centro, o programa pretende contribuir para a investigação “numa região marcada por processos complexos e em contínua transformação”.
Citada no comunicado, a investigadora e coordenadora do programa, Catarina Magalhães, destaca que o programa “terá impactos a nível regional, nacional e internacional” ao promover “uma gestão mais informada e sustentável” dos recursos costeiros.
O programa vai monitorizar duas áreas costeiras: uma na zona de Viana do Castelo (VIANA WATCH), que inclui a área protegida litoral norte, e uma na zona do Porto (PORTO WATCH).
Nestes locais existe uma grande diversidade de habitats em zonas intertidais (entre marés), subtidais (cobertas por água) e em ambientes estuarinos, como os estuários do rio Douro e do rio Lima.