Maia é candidata a Capital Europeia do Voluntariado em 2026

Maia candidata a Capital Europeia do Voluntariado
Foto CM Maia (arquivo)

O município da Maia é candidato a Capital Europeia do Voluntariado em 2026.

A Maia já foi aceite como finalista, no dia 10 de junho, e poucos dias depois representantes da autarquia foram a Bruxelas receber o Certificado de Finalista.

Susana Marinho, técnica da Câmara Municipal da Maia e coordenadora do Centro de Voluntariado da Maia – Compromissum refere que a Maia compete pelo título com outras duas cidades, uma da Irlanda e outra da Polónia.

Este é um passo importante para o reconhecimento do Voluntariado a nível europeu, que terá uma nova etapa no próximo mês de setembro, altura em que o Centro de Voluntariado da Maia irá fazer uma apresentação presencial em Bruxelas do trabalho que é realizado aqui na Maia.

Só em 29 de novembro é que será anunciada a decisão da escolha da Capital Europeia do Voluntariado, numa cerimónia que decorrerá em Trento, Itália, a atual Capital Europeia do Voluntariado.

A Maia também é candidata a Capital Nacional do Voluntariado para o ano de 2025. Candidatar-se a nível europeu é o prosseguimento lógico deste trabalho de afirmação e reconhecimento nesta área social.

Susana Marinho considera importante este tipo de formalismos, dado que traz aprendizagens, trocas de experiências e motivação para os voluntários. A técnica municipal especifica que, desde que uma cidade é candidata, faz parte “da comunidade de cidades candidatas e vencedoras a Capital Europeia, iniciativa que já existe há mais de uma dúzia de anos, sendo este grupo de cidades que vai reunindo com o Centro Europeu de Voluntariado para apoiar na definição de algumas políticas no setor, para trocas de experiências. Penso que é muito positivo e enriquecedor para nós, Maia, podermos dar o nosso contributo, mas também irmos buscar este contributo ao nível europeu”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter