Maia aderiu à Rede de Autarquias Participativas

Foto: ASantos

A Maia assinou hoje a Carta de Adesão à Rede de Autarquias Participativas (RAP). Na cerimónia, que decorreu nos Paços do Concelho, às 12h30, estiveram presentes o presidente da Câmara da Maia, Silva Tiago, e o coordenador da RAP, Nelson Dias, em representação da presidência.

A adesão do município maiato a esta plataforma de “troca de experiências” de participação entre autarquias e freguesias de todo o país (e também com ligações a entidades estrangeiras) acontece numa altura em que decorrem as reuniões pelo concelho (nas Juntas de Freguesia) para apresentação e esclarecimento sobre o Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

Para o presidente maiato, Silva Tiago, esta adesão à RAP é “uma oportunidade feliz e muito bem conseguida por todos nós”.

O autarca considera que esta rede é uma forma “informal e muito interessante de os municípios se poderem articular melhor e interagir, trocando experiências e oportunidades no sentido de fazer coisas bonitas, que interessem a cada uma das comunidades”.

Silva Tiago reforça que quando se resolveu enveredar na Maia por uma iniciativa de orçamento participativo, “só fazia sentido começar pelos jovens, porque estes são pessoas com mais energia, para nos desassossegar, o que precisamos todos os dias”.

Rede de municípios e freguesias colaborativas tem seis anos

Esta rede foi criada em 2014, por iniciativa de um grupo de municípios, cerca de 30, em Cascais, no âmbito de uma conferência, e desde essa altura, a rede tem vindo a alargar-se aos municípios que estão a trabalhar estas matérias da participação dos cidadãos, seja através de orçamentos participativos e de outras ferramentas que existem.

“A rede tem estado a assegurar várias frentes de atividade. Uma delas é servir de suporte aos municípios que estão a entrar nestas matérias e que precisam de aconselhamento, de compreender como é que outros estão a fazer, porque há metodologias que são novas para a administração local. Temos também organizado, anualmente, um prémio de boas práticas que visa distinguir as boas iniciativas autárquicas, o que normalmente é assegurado com a colaboração de um júri independente”, explicou Nelson Dias à comunicação social local.

A rede investe muito no seu trabalho de produção de conhecimento para que “os municípios tenham acesso a um manancial de documentos que possam ser relevantes. Outra das frentes de atuação desta RAP consiste no estabelecimento de cooperações internacionais com redes congéneres ou projetos de outros países”, esclareceu.

A RAP poderá contribuir para o OPJ na Maia trazendo para o município “boas práticas de participação que a Maia possa querer testar, outras práticas que o município não está a desenvolver. Imagino que estas duas frentes são muito importantes para qualquer município”, remata Nelson Dias.

OPJ – “o processo tem corrido muito bem”

Marta Peneda, vereadora da Juventude e atual vice-presidente da CMM, refere que o Orçamento Participativo Jovem começou com reuniões online, onde foi explicado “o procedimento, o cronograma e como tudo iria acontecer”.
Depois passou-se para a fase de reuniões nas Juntas de Freguesia, explicou Marta Peneda, que ainda estão a decorrer. Já houve dois encontros, em Pedrouços e em Milheirós, a partir dos quais já surgiram oito projetos candidatos.

“Independentemente das circunstâncias, porque alguns alunos encontram-se a estudar para exames, devo dizer que o processo tem corrido muito bem”.

Os jovens devem informar-se sobre os vários encontros nas freguesias. Não têm de ir à freguesia da sua residência. Podem nesses encontros submeter os seus projetos.

Existem 50 mil euros de verba destinada pela Câmara da Maia para concretizar os projetos dos jovens. O regulamento encontra-se disponível no site da Câmara da Maia.

Próximos encontros:

1/7 – 17h/19h – Centro Pastoral de Folgosa
3/7 – 10h/12h – Junta de Freguesia de Moreira

5/7 – 17h/19h – Nogueira e Silva Escura

6/7 – 17h/19h – Quinta da Gruta, Castelo da Maia

7/7 –17h/19h – Junta de Freguesia de VN Telha

8/7 – 17h/19h – Cidade Desportiva, Cidade da Maia

9/7 – 17h/19h – Junta de Freguesia de Águas Santas

10/7 – 10h/12h – Junta de Freguesia de S. Pedro Fins

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter