O realizador Bertrand Mandico e a atriz Elina Löwensohn vão estar, em julho, em Vila do Conde, estando previsto um encontro entre eles na forma de uma entrevista onde Mandico assume o lugar de entrevistador e Löwensohn o de entrevistada.
Presença assídua nas seleções oficiais dos principais festivais de cinema mundiais, a obra de Bertrand Mandico transcende convenções e categorizações de género, alargando a forma como olhamos e percebemos as fronteiras do cinema contemporâneo. Os seus filmes mergulham, frequentemente, em temas de identidade, sexualidade e metamorfose, num quadro cénico e imagético visualmente rico e provocativo, onde se reconfiguram as noções e representações do corpo humano e — consequentemente — das convenções a ele associadas.
No âmbito do In Focus que o Curtas Vila do Conde lhe dedica será exibida grande parte da sua obra na curta-metragem, assim como uma Carta Branca com escolhas de alguns dos filmes que influenciaram a forma como pensa o seu cinema. Este último integra filmes de Federico Fellini, Walerian Borowczyk, Tony Hill ou Bogdan Dziworski.
O Curtas Vila do Conde terá lugar entre os dias 12 e 21 de julho.