A Semana do Pescador abre, oficialmente, hoje às 18h00, junto à Igreja do Nosso Senhor dos Navegantes. Amanhã, às 11h30 é assinado o protocolo, entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e Autoridade Marítima Nacional, para a requalificação do Farol do Aguilhão.
Às 12h00 é servida a ‘Caldeirada Comunitária’, com a colaboração da Escola Superior de Hotelaria e Turismo e da Associação de Armadores de Pesca do Norte.
A segunda edição da Semana do Pescador, entre os dias 24 e 31 deste mês, pretende homenagear o pescador e a sua atividade, relevando a importância deste setor para a cultura e a economia vilacondenses.
Entre as atividades previstas, destacam-se, ainda, exposições, tertúlias, oficinas para famílias, lançamento de livros, visitas guiadas, e também um espaço de restauração com petiscos e pratos típicos da região, com o peixe como dominador comum.
Estão também programados momentos musicais, espetáculos de folclore e uma cerimónia religiosa, a 31 de maio, o Dia do Pescador, onde serão evocados os pescadores que perderam a vida em naufrágios.
Apesar da maior parte das atividades se realizar nas Caxinas e Poça da Barca, estão agendadas também iniciativas junto à comunidade piscatória da freguesia de Vila Chã.
A iniciativa evolve, além da Câmara de Vila do Conde, associações de pesca, escolas, paróquias e Juntas de Freguesia, assim como a Capitania dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, e também a Docapesca.
A organização pretende, ainda, que o evento tenha a participação da comunidade de pescadores oriundos da Indonésia, que já são parte fundamental da mão-de-obra do setor no Norte do país, e mais concretamente em Vila do Conde, de forma a promover, ainda mais, a sua integração na comunidade vilacondense.
Durante esta Semana de Pescador haverá, ainda, mesas de debate onde vai discutir a sustentabilidade e os desafios do setor das pescas, e também os apoios do Estado e da União Europeia à atividade.