A 15ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos, que chega à Maia já no próximo fim de semana, de 10 a 12 de maio, contará este ano com receitas desenvolvidas no projeto MALGA – Saberes e Sabores da Terra, presentes nos menus dos 10 restaurantes aderentes.
As receitas introduzidas nos menus dos restaurantes são originais e produzidas nas ações de formação dos estabelecimentos aderentes. Cada estabelecimento terá de apresentar pelo menos uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.
A Bola de Cebola e as Papas de Nabiça são os produtos característicos para as entradas. Já o prato principal conta com Bacalhau à Lidador ou Cabrito à Maiata. Na sobremesa, o Leite Creme de Milho ou o Toucinho do Céu Maiato deverão fazer parte das escolhas.
Todos os restaurantes aderentes irão apresentar os seus pratos nas características malgas tradicionais – utensílio simbólico do projeto – e contarão com a chancela “Malga à Mesa”, para que os participantes possam identificar as receitas específicas do projeto gastronómico.
Fidely´s, Maia dos Reis, O Claudino, O Forno, O Grelhador da Giesta, O Rodrigo, Portas da Maia, Quinta das Raparigas, Stone Cervejaria e Tasca do Zé são os dez restaurantes aderentes e que integram o Fim de Semana Gastronómico.
As atuações musicais fazem também parte dos menus nos dias 10 e 11 de maio, com performances de fado e bossa nova nos espaços aderentes.
Sobre o projeto “MALGA – Saberes e Sabores da Terra”
O MALGA – Saberes e Sabores da Terra, desenvolvido desde 2021, é um projeto promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional Litoral Rural e pelo município da Maia, que tem como principal objetivo promover e valorizar os produtos e a identidade do território maiato.