O Complexo Municipal de Ginástica da Maia e o Complexo Municipal de Ténis recebem, entre os dias 16 e 19 de maio, a XII Maia FIG Acro World Cup – Taça do Mundo de Ginástica Acrobática e o XVIII Maia International Acro Cup.
São 1600 ginastas, 98 delegações oriundas de 23 países, que vão marcar presença na maior competição de ginástica jamais realizada em Portugal e a maior de Ginástica Acrobática alguma vez realizada a nível mundial.
Numa organização do Acro Clube da Maia, com o apoio da Câmara Municipal da Maia, da Federação de Ginástica de Portugal e da Federação Internacional de Ginástica, vão ser quatro dias de intensos treinos e competição onde se vão poder ver, na Cidade da Maia, os maiores expoentes mundiais da ginástica acrobática.
Na 18ª edição da Maia International Cup vão estar presentes os melhores ginastas do mundo que conquistaram medalhas nos últimos Campeonatos do Mundo e da Europa.
De acordo com nota de imprensa da Câmara da Maia, o crescimento, ao longo das 18 edições tem sido uma constante. «Desde a primeira edição, em 2007, a prova cresceu mais de 1800%, até à edição de 2024. Este ano, regista-se um número de participantes recorde, cerca de 1800 inscritos no MIAC e na Taça do Mundo».
A excelência da organização é reconhecida, afirma ainda a autarquia, tal como prova o facto de ser a única competição que recebe uma prova do circuito de Taças do Mundo em 13 anos consecutivos. A Maia é a única cidade e o Acro Clube é a única organização no mundo que viu, até hoje, a atribuição de forma consecutiva de 13 etapas da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática.
Números destas edições:
· + 1800 Pessoas inscritas
· + 1600 de Ginastas
· 98 Delegações;
· 23 Países.
· + de 150 voluntários;
· + de 10.000 horas de voluntariado;
· + de 8500 dormidas, no parque hoteleiro da região;
· + de 18.000 refeições;
· + de 12.000 € em Prize Money;
· + de 10.000 visitantes, distribuídos em quatro dias de pura competição.