A Praça Vasco da Gama e os jardins do Centro de Memória acolhem amanhã uma exposição de rua alusiva ao primeiro “1º de maio” e ao primeiro ano de democracia em Vila do Conde.
Recorrendo ao seu acervo documental e fotográfico, o Arquivo Municipal de Vila do Conde organizou a exposição “50 anos de democracia: memórias do primeiro ano – Vila do Conde” que visa recordar o que foi o primeiro “1º de maio” vivido em Vila do Conde onde, à semelhança do resto do país, milhares de pessoas saíram à rua numa marcha pela liberdade. Pretende ainda recordar imagens da campanha eleitoral para as primeiras eleições livres, do pós 25 de Abril.
A exposição, a inaugurar às 18h00, conta com dois núcleos principais. Na Praça Vasco da Gama, um conjunto de painéis, ao longo de 100m2, compostos por recortes de jornal, documentos e fotografias do acervo da Foto Adriano – no mesmo local onde se juntaram cerca de 10 mil vilacondenses, para homenagear as Forças Armadas e celebrar, pela primeira vez, o Dia do Trabalhador como feriado nacional. Nos jardins do Centro de Memória, dois cubos em grande formato exibem um conjunto de imagens que retratam artérias e edifícios de Vila do Conde, completamente cobertos de cartazes das diferentes forças político-partidárias que concorreram às eleições para a Assembleia Constituinte.
Pelas diferentes artérias do centro da cidade, vão estar QR codes que permitem, através do telemóvel, aceder a essas imagens, nos respetivos locais. A folha de sala da exposição estará disponível nos Paços do Concelho e no Centro de Memória.
Com esta exposição, a Câmara Municipal de Vila do Conde pretende que todos os que viveram este dia possam recorda-lo através das imagens e, para as gerações nascidas depois da revolução, mostrar como os vilacondenses sentiram a conquista da liberdade e dos valores democráticos que o 25 de Abril trouxe.