Bilhetes e passes Andante já podem ser carregados com smartphone

Foto: A Santos

A Metro do Porto lança hoje um novo serviço na aplicação Anda, que permite carregar todos os títulos de transporte através do telemóvel.

Pela primeira vez, o sistema está também disponível em iOS (mas apenas com a opção de pagamentos). No sistema Android, basta atualizar a aplicação para ter a nova funcionalidade.

O carregamento de qualquer cartão Andante já pode ser feito através do telemóvel. Basta encostar o passe mensal ou o cartão ocasional em papel na parte de trás de um smartphone com a aplicação Anda instalada e a tecnologia NFC, – que permite os pagamentos contactless –, fará a leitura de ambos os títulos de transporte, permitindo carregá-los.

Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito ou multibanco. O utilizador já não precisa de andar à procura de uma loja Nadante ou de uma máquina de pagamentos nas estações.

Esta nova funcionalidade chama-se Top Up e os utilizadores que já possuem a Anda no smartphone Android devem atualizar a aplicação na Play Store.

Recorde-se que a aplicação dispõe também de uma funcionalidade em regime pós-pago, em que o passageiro pode viajar em todos os transporte da rede Andante com um cartão virtual, validando cada viagem com o telemóvel. Ao final do mês, e através de um algoritmo, a aplicação calcula qual o melhor tarifário para o utilizador, cobrando o valor mais baixo.

Para já, essa opção permanece disponível apenas para Android, embora os Transportes Intermodais do Porto (TIP) e a Apple continuam a trabalhar para a lançar também em iOS. Só não avançou ainda devido a problemas técnicos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter