No ano em que se cumpre meio século da revolução dos cravos, a Agência da Curta Metragem junta-se às comemorações da liberdade e democracia, através de um programa de curtas-metragens portuguesas.
No cartaz está representado o antes, o durante e o depois do 25 de abril, desde o olhar sobre a resistência e o fascismo, retratada na já histórica animação de Abi Feijó ‘ Os Salteadores’ ou no filme ‘Menina’ de Simão Cayatte, até às memórias e aos traumas da guerra colonial, em ‘Estilhaços’ de José Miguel Ribeiro.
As iniciativas culturais e pedagógicas prolongam-se por vários meses, com sessões de cinema e eventos abertos a toda a comunidade. Cinema, conversas, literatura e muita ANIMação. Os programas associados às celebrações são variados e abrangentes, pretendendo alcançar todo o tipo de audiências. “Desde os mais novos aos mais experientes, do universo escolar às salas de cinema, esta proposta apela à participação de todos, pretendendo proporcionar a partilha e a criação de novas e marcantes memórias sobre o que significa viver em democracia e liberdade em Portugal”, anuncia a Agência.