Arranque da Primavera trará obras nos principais “pontos negros” da rede rodoviária da Maia

via Adelino Amaro da Costa, Moreira (Foto: DR)

A Câmara da Maia vai avançar, no início da Primavera, com um conjunto de obras de requalificação nas vias rodoviárias de todo o concelho com necessidade de obras estruturais num investimento que rondará os 10 milhões de euros.

Questionado pela Rádio NoAr e Notícias Primeira Mão acerca deste problema, que tem sido alvo de muitas queixas de maiatos, o presidente do executivo, Silva Tiago, admitiu que os “pontos negros” dos pavimentos das vias do concelho são conhecidos e estão identificados e que já nesta primavera vai avançar uma série de obras em todas as freguesias, para se realizarem ao longo dos próximos dois anos.

O inverno, com muita chuva e cheias, tem fustigado as ruas do concelho da Maia. O resultado, a par de um uso intensivo de veículos pesados de mercadorias, tem sido notório com buracos a surgirem constantemente neste inverno.

No mês de janeiro foram vários os aluimentos de vias, com o piso a ceder à passagem de camiões.

O presidente da autarquia já adiantou que está para muito breve a resolução destes e de outros problemas através de um “acordo-quadro”, cujo valor ascenderá a cerca de 10 milhões de euros.

“É conhecido o estado dos pavimentos dos arruamentos depois deste inverno muito rigoroso, que ainda não acabou e, antevendo isso, a Câmara abriu um concurso público internacional com 10 milhões de euros e vai intervir nos próximos dois a três anos numa grande maioria dos pavimentos do concelho, em todas as freguesias”, afirmou Silva Tiago.

O autarca especificou ainda que se trata de um “acordo-quadro, que tem uma componente de cubos e outra de betuminoso, com passeios também, e redes de águas pluviais que sejam necessárias fazer”.

A adjudicação das obras já foi feita a duas empresas, uma “ganhou o concurso para pavimento em cubos e outra ganhou em betuminoso, sendo que a proporção é de cerca de quatro milhões para o lote de cubos e seis milhões para o lote de betuminoso”.

A adjudicação já foi enviada para validação no Tribunal de Contas, e “logo que o TC valide esses dois lotes do concurso as empresas entram em ação, com a Câmara a fiscalizar”. E, segundo Silva Tiago, o arranque deverá ser no início da Primavera.

Mapa de alguns dos “pontos negros” reportados pelos maiatos:

No início de janeiro, houve diversas queixas nas redes sociais sobre a rua Dom Afonso Henriques em Águas Santas/Pedrouços;

Rua Dom Afonso Henriques (Foto: Movimento Hugo Salgueiro)

No dia 20 de janeiro ficou conhecido mais um aluimento na rua Dom António Castro Meireles, em Pedrouços;

Rua Dom António Castro Meireles Pedrouços (Foto: Movimento Hugo Salgueiro)

No final do mês passado, um camião ficou com a roda noutro buraco, na rua de Angola, em Pedrouços;

Foto cedida por Movimento Hugo Salgueiro

Na mesma altura, registou-se um aluimento na via Adelino Amaro da Costa, perto da Zona Industrial, freguesia de Moreira;

 

Recorrentemente na rua engº Frederico Ulrich os paralelos vão-se soltando e abrindo buracos o pavimento.

 

rua engº Frederico Ulrich (Foto: Elísio)
Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter