Para assinalar os 30 anos do encerramento da “Foto Adriano”, casa histórica em Vila do Conde, a Câmara Municipal convidou o fotógrafo Nelson d’Aires a apresentar uma proposta expositiva e uma instalação vídeo.
A leitura e interpretação que fez da consulta de parte do acervo, durante uma residência artística, vai ser mostrada a partir de sábado, às 16h, no Centro de Memória de Vila do Conde.
Na coincidência da celebração dos 15 anos do Centro de Memória com a passagem dos 30 anos do encerramento da “Foto Adriano”, casa centenária, vai ser mostrado o seu legado num espaço em torno da cultura, da história local e do sentimento de pertença à comunidade.
Em 1993, cerca de cem anos depois do seu início, a Foto Adriano encerrou. Durante esse período, os fotógrafos desta família registaram e guardaram imagens de milhares de vilacondenses que fizeram fotografar. São registos em formato tipo passe, outros que retratam momentos marcantes da vida de anónimos, como casamentos ou batizados, e outros ainda relativos a fotos de família. Há também momentos marcantes de Vila do Conde, paisagens ou monumentos entre outros temas que ficaram gravados nos negativos de vidro ou de película que hoje cuidadosamente são conservados no acervo do Arquivo Municipal.
Nelson d’Aires refere que trabalhou “… a partir de dois grupos de imagens. O primeiro grupo composto por 1197 negativos de vidro digitalizados ao longo dos últimos anos pelo Arquivo Municipal de Vila do Conde. Deste grupo selecionei 17 fotografias para serem expostas nas caixas de luz. O segundo grupo a partir de negativos de vidro partidos que aguardam catalogação e restantes trabalhos de arquivamento como a construção de túmulos e digitalização”.
A exposição pode ser visitada até 25 de fevereiro de 2024.